A XCMG, líder no setor na China lança seu primeiro caminhão elétrico para 49 pbtc e 150 km de autonomia.
O XCMG E7-49T é o primeiro cavalo-mecânico elétrico do Brasil com PBTC de 49 toneladas, 482 cv de potência e zero emissão de poluentes.
Por: Heymar Lopes Nunes
Jornalista automotivo | Editor técnico no Heycar
A Xuzhou Construction Machinery Group Co. Ltd, que se tornou uma grande referencia mundial na eletrificação de máquinas pesadas e com atuação em mais de 80 países, conta com uma grande quantidade de veículos elétricos no seu portfólio, incluindo caminhões off-road para mineradoras, carregadeiras, caminhão rígido rodoviário, escavadeiras e empilhadeiras.
A XCMG Brasil opera no País desde 2004 e, em 2014, inaugurou a sua enorme fábrica de máquinas de construção em Pouso Alegre (MG) e já investiu mais de US$ 500 milhões no país.
O modelo E7-49T é considerado como o primeiro cavalo-mecânico com PBTC de 49 toneladas e propulsão totalmente elétrica disponível no mercado nacional, sendo também o primeiro com zero emissão de poluentes. O caminhão foi criado para atender demandas de transporte de distâncias mais curtas, como entre uma empresa e um fornecedor próximo ou entre Centros de Distribuição.
O conjunto mecânico do caminhão conta com motor elétrico síncrono de imã permanentes com potência de 482 cv e torque máximo de 2.000 Nm (204,1 kgfm), auxiliado por uma transmissão automatizada (AMT) de 4 velocidades. O modelo também conta com uma função “Drive”, ou comando de troca de marchas, através de uma alavanca seletora que fica localizada no console central do caminhão.
Para alimentar o conjunto mecânico, o E7-49T é equipado ainda com baterias de ferro fosfato de lítio de 282 kWh, o caminhão elétrico pode ser carregado por meio de carregadores DC (corrente contínua), que, em condições ideais pode completar a recarga em pouco mais de uma hora.
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Principais concorrentes1. BYD Q3MA
2. JAC iEV 1200T
3. Mercedes-Benz eActros (em testes no Brasil)
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ConclusãoO XCMG E7-49T representa um marco para o transporte pesado sustentável no Brasil, sendo o primeiro cavalo-mecânico elétrico com PBTC de 49 toneladas. Com alto desempenho, zero emissões, recarga rápida e foco em curtas distâncias, o modelo reforça o compromisso da XCMG com a eletrificação e a inovação ambiental no setor de transporte e logística. |
FAQ sobre o XCMG E7-49T1. O que é o XCMG E7-49T?É o primeiro cavalo-mecânico elétrico do Brasil, com capacidade para até 49 toneladas de PBTC e emissão zero de poluentes. 2. Qual a potência e torque do motor elétrico do E7-49T?O caminhão conta com um motor síncrono de imã permanente, com 482 cv de potência e 2.000 Nm (204,1 kgfm) de torque. 3. Qual o tipo de bateria utilizado no E7-49T?O modelo utiliza baterias de ferro fosfato de lítio (LiFePO4), com capacidade de 282 kWh. 4. Quanto tempo leva para recarregar as baterias?Com carregadores DC rápidos, o E7-49T pode ter a recarga completa em pouco mais de uma hora, em condições ideais. 5. Que tipo de transmissão equipa o modelo?Ele é equipado com uma transmissão automatizada AMT de 4 marchas, com modo “Drive” operado por alavanca seletora. 6. O caminhão é indicado para longas distâncias?Não. O E7-49T foi desenvolvido para curtas distâncias, com foco em operações locais ou intermunicipais curtas. 7. Quais são os benefícios ambientais do modelo?Além de emissão zero de CO₂, o caminhão não emite ruídos, é mais eficiente energeticamente e reduz a pegada de carbono. 8. Desde quando a XCMG atua no Brasil?A XCMG está presente no Brasil desde 2004 e inaugurou sua fábrica em Pouso Alegre (MG) em 2014. 9. Onde o caminhão é produzido?O E7-49T é produzido na fábrica da XCMG em Pouso Alegre, que já recebeu mais de US$ 500 milhões em investimentos. 10. Quais outros veículos elétricos a XCMG oferece?Além do E7-49T, a XCMG possui escavadeiras, carregadeiras, caminhões off-road e empilhadeiras elétricas. |
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