Estes são os dados técnicos do cavalo mecânico Volvo FH 420 6x2T (susp.pneumática), conforme informações do fabricante:
O Volvo FH 420 6x2T com suspensão pneumática é ideal para quem busca conforto, economia e estabilidade no transporte rodoviário de cargas médias e pesadas.
Por: Heymar Lopes Nunes
Jornalista automotivo | Editor técnico no Heycar
Todas as informações sobre o modeloMOTOR | |
|---|---|
| Marca/modelo: | D13C420 |
| Cilindrada: | 12,8 litros |
| Cilindros: | 6 |
| Combustível: | Diesel |
| Potência máxima: | 420 cv @ 1.400 a 1.900 rpm |
| Torque máximo: | 2.100 Nm @ 1.000 a 1.400 rpm |
| Injeção de combustível: | Eletrônica direta |
| Freio motor: | VEB410 |
| Norma de emissões: | CONAMA P-7 |
TRANSMISSÃO | |
|---|---|
| Modelo: | AT2612F / AT261F reduzida |
| Óleo da transmissão: | 16 litros |
| Tipo: | Automatizada |
| Acionamento: | Manual / Eletrônico |
| Número de marchas: | 12 à frente e 4 à ré / 12/6 |
| Tração: | 6 x 2 |
EMBREAGEM | |
|---|---|
| Tipo: | Monodisco a seco |
| Diâmetro do disco: | 430 mm |
EIXOS | |
|---|---|
| Dianteiro: | Em aço forjado, perfil em I |
| Traseiros: | Simples, com bloqueio do diferencial |
| Redução dos cubos: | Não |
SUSPENSÃO | |
|---|---|
| Dianteira: | FST-PAR3 |
| Elemento elástico: | Mola Parabólica |
| Amortecedores: | 2, de dupla ação |
| Barra estabilizadora: | Sim |
| Traseira: | RADT-GR |
| Elemento elástico: | Pneumática |
| Amortecedores: | 4 |
| Barra estabilizadora: | Não |
CHASSIS | |
|---|---|
| Tipo: | Perfil em "U" |
| Material: | LNE60 |
PNEUS | |
|---|---|
| Medidas: | 295/80 R22,5 |
FREIOS | |
|---|---|
| De serviço: | Disco na dianteira e tambor na traseira |
| De estacionamento: | Câmara de molas acumuladoras |
| Freio motor: | VEB 410 cv |
| Assistência: | ABS, EBS |
SISTEMA ELÉTRICO | |
|---|---|
| Tensão nominal: | 24 V |
| Bateria: | 2x 12V 225 Ah |
| Alternador: | 110 Ah 28V |
DIMENSÕES | |
|---|---|
| Entre-eixos: | 3.000 mm |
| Balanço dianteiro: | 1.365 mm |
| Balanço traseiro: | 805 mm |
| Comprimento: | 6.540 mm |
| Altura: | 3.955 mm |
| Largura: | 2.495 mm |
| Diâmetro de giro: | 7,087 m |
PESOS | |
|---|---|
| Tara eixo dianteiro: | 5.148 kg |
| Tara eixo traseiro: | 3.774 kg |
| Tara total do chassis: | 8.922 kg |
TANQUE DE COMBUSTÍVEL | |
|---|---|
| Capacidade: | 285+330 litros |
* Dados fornecidos pelo fabricante ** Foto ilustrativa
Aplicações do Volvo FH 420 6x2T (suspensão pneumática)O Volvo FH 420 6x2T com suspensão pneumática é indicado para:
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Principais concorrentes do Volvo FH 420 6x2T (susp. pneumática)
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ConclusãoO Volvo FH 420 6x2T com suspensão pneumática oferece uma excelente combinação entre potência moderada, consumo equilibrado, alto nível de conforto e segurança. É ideal para transportes que exigem maior cuidado com a carga, especialmente em operações rodoviárias extensas. |
FAQ sobre o Volvo FH 420 6x2T (suspensão pneumática)1. Qual é o motor do FH 420 com suspensão pneumática?Ele conta com o motor D13K, 13 litros, com 420 cv de potência e torque de 2.100 Nm, ideal para operações de longa distância. 2. O que significa a configuração 6x2T?Indica um cavalo-mecânico com três eixos, sendo um dianteiro e dois traseiros (um tracionado e outro auxiliar), com tração para semirreboques. 3. Qual é a capacidade máxima de tração (CMT)?A CMT do FH 420 6x2T é de até 53.000 kg, permitindo o transporte de grandes volumes de carga com segurança. 4. Qual a vantagem da suspensão pneumática?A suspensão pneumática proporciona maior conforto, melhor distribuição de peso, menor desgaste dos pneus e maior preservação da carga. 5. Como é a transmissão do modelo?A transmissão é a Volvo I-Shift automatizada de 12 marchas, com inteligência embarcada que adapta as trocas à operação. 6. Qual é o consumo médio de combustível?O consumo médio gira entre 2,8 e 3,3 km/l, dependendo da operação, topografia e perfil de condução. 7. O freio motor VEB+ é de série nesse modelo?Sim. O FH 420 vem com freio motor VEB+ com potência de até 390 cv, aumentando a segurança nas descidas. 8. Quais são os recursos de segurança embarcados?Conta com AEBS (frenagem de emergência), ACC, LDWS, ESP, ASR e airbag para o motorista, garantindo segurança ativa e passiva. 9. Como é a cabine do FH 420 com suspensão pneumática?A cabine Leito Teto Alto ou Globetrotter oferece excelente isolamento acústico, espaço interno amplo e conforto ideal para longas jornadas. 10. Para quem o FH 420 6x2T pneumático é mais indicado?É perfeito para transportadoras e autônomos que atuam com cargas frágeis, operações de longa distância e valorizam conforto e estabilidade. |
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ℹ️ Observações Importantes sobre este Conteúdo
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📸 Crédito das imagens: Fotos oficiais de divulgação e assessoria de imprensa.
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⚙️ Informações técnicas: Os dados aqui apresentados foram fornecidos pela montadora e/ou importadora no momento do lançamento e podem sofrer alterações sem aviso prévio.
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📷 Imagens ilustrativas: A foto exibida pode não corresponder exatamente à versão descrita no conteúdo.
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