Estes são os dados técnicos do cavalo mecânico Volvo FH 460 6x2T, conforme informações do fabricante:
O Volvo FH 460 6x2T é um cavalo-mecânico robusto com excelente equilíbrio entre potência, economia e segurança para o transporte rodoviário de longa distância.
Por: Heymar Lopes Nunes
Jornalista automotivo | Editor técnico no Heycar
Todas as informações sobre o modeloMOTOR | |
|---|---|
| Marca/modelo: | D13C400 |
| Cilindrada: | 12,8 litros |
| Cilindros: | 6 |
| Combustível: | Diesel |
| Potência máxima: | 460 cv @ 1.400 a 1.900 rpm |
| Torque máximo: | 2.300 Nm @ 1.000 a 1.400 rpm |
| Injeção de combustível: | Eletrônica direta |
| Freio motor: | VEB410 |
| Norma de emissões: | CONAMA P-7 |
TRANSMISSÃO | |
|---|---|
| Modelo: | AT2612F |
| Óleo da transmissão: | 16 litros |
| Tipo: | Automatizada |
| Acionamento: | Manual / Eletrônico |
| Número de marchas: | 12 à frente e 4 à ré |
| Tração: | 6 x 2 |
EMBREAGEM | |
|---|---|
| Tipo: | Monodisco a seco |
| Diâmetro do disco: | 430 mm |
EIXOS | |
|---|---|
| Dianteiro: | Em aço forjado, perfil em I |
| Traseiros: | Simples, com bloqueio do diferencial |
| Redução dos cubos: | Não |
SUSPENSÃO | |
|---|---|
| Dianteira: | Eixo rígido |
| Elemento elástico: | Mola Parabólica |
| Amortecedores: | 2, de dupla ação |
| Barra estabilizadora: | Sim |
| Traseira: | Eixo rígido |
| Elemento elástico: | Molas semi-elípticas |
| Amortecedores: | Não |
| Barra estabilizadora: | Não |
CHASSIS | |
|---|---|
| Tipo: | Perfil em "U" |
| Material: | LNE60 |
PNEUS | |
|---|---|
| Medidas: | 295/80 R22,5 |
FREIOS | |
|---|---|
| De serviço: | Disco na dianteira e tambor na traseira |
| De estacionamento: | Câmara de molas acumuladoras |
| Freio motor: | VEB 410 cv |
| Assistência: | ABS, EBS |
SISTEMA ELÉTRICO | |
|---|---|
| Tensão nominal: | 24 V |
| Bateria: | 2x 12V 225 Ah |
| Alternador: | 110 Ah 28V |
DIMENSÕES | |
|---|---|
| Entre-eixos: | 3.500 mm |
| Balanço dianteiro: | 1.365 mm |
| Balanço traseiro: | 785 mm |
| Comprimento: | 6.895 mm |
| Altura: | 3.955 mm |
| Largura: | 2.495 mm |
| Diâmetro de giro: | 8,138 m |
PESOS | |
|---|---|
| Tara eixo dianteiro: | 5.579 kg |
| Tara eixo traseiro: | 3.677 kg |
| Tara total do chassis: | 9.073 kg |
TANQUE DE COMBUSTÍVEL | |
|---|---|
| Capacidade: | 405+490 litros |
* Dados fornecidos pelo fabricante ** Foto ilustrativa
Aplicações do Volvo FH 460 6x2TO Volvo FH 460 6x2T é amplamente utilizado em:
|
Principais concorrentes do Volvo FH 460 6x2T
|
ConclusãoO Volvo FH 460 6x2T é uma solução completa para quem busca potência moderada com alta eficiência, conforto e segurança. É ideal para operações que exigem alto rendimento com custo por km controlado, sendo referência no transporte rodoviário nacional. |
FAQ sobre o Volvo FH 460 6x2T1. Qual motor equipa o FH 460 6x2T?O modelo utiliza o motor D13K de 13 litros, com 460 cv de potência e torque de 2.300 Nm, entre 1.000 e 1.450 rpm. 2. O que significa a configuração 6x2T?Indica três eixos, sendo um dianteiro direcional e dois traseiros, dos quais apenas um é tracionado. O “T” indica que é para tração de implementos. 3. Qual é a CMT (Capacidade Máxima de Tração)?A CMT é de até 53.000 kg, adequada para carretas LS de 3 eixos e composições tipo bitrem leve. 4. Ele usa transmissão automatizada?Sim. O FH 460 6x2T vem com a consagrada transmissão Volvo I-Shift de 12 marchas, que otimiza o desempenho e o consumo de combustível. 5. Qual é o consumo médio de combustível?O consumo médio varia entre 2,8 e 3,4 km/l, dependendo da operação, relevo e peso transportado. 6. A cabine é adequada para longas jornadas?Sim. A cabine Leito Teto Alto ou Globetrotter oferece excelente ergonomia, ar-condicionado, climatizador, cama confortável e amplo espaço interno. 7. Ele possui freio motor auxiliar?Sim. Está equipado com freio motor VEB+ (Volvo Engine Brake Plus), com potência de até 510 cv, essencial para segurança nas descidas. 8. Quais tecnologias de segurança estão disponíveis?Conta com AEBS (frenagem autônoma), ACC, LDWS, ESP, ASR e airbag para o motorista, oferecendo alto nível de proteção ativa e passiva. 9. Quais as vantagens do eixo auxiliar direcional?O eixo auxiliar pode ser elevável e direcional, o que reduz o consumo de combustível e melhora a manobrabilidade em áreas urbanas e pátios. 10. Quais são os diferenciais frente aos concorrentes?Destaque para a eficiência da transmissão I-Shift, segurança ativa de série, conforto de cabine superior e reputação da marca Volvo em pós-venda. |
O que você pretende fazer agora | |
Voltar para Home | Continuar em Caminhões |
Ver notícias de outras marcas | |
Visitar site da Volvo Caminhões | Consultar tabela FIPE |
|
| ||||
![]() | ![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
ℹ️ Observações Importantes sobre este Conteúdo
-
📸 Crédito das imagens: Fotos oficiais de divulgação e assessoria de imprensa.
-
⚙️ Informações técnicas: Os dados aqui apresentados foram fornecidos pela montadora e/ou importadora no momento do lançamento e podem sofrer alterações sem aviso prévio.
-
📷 Imagens ilustrativas: A foto exibida pode não corresponder exatamente à versão descrita no conteúdo.
-
🗣️ Opinião editorial: As opiniões expressas são de responsabilidade dos colaboradores e não refletem necessariamente a posição oficial da Heycar News.
-
⭐ Nos ajude a melhorar: Gostou do conteúdo? Avalie este artigo! Seu feedback é essencial para mantermos a qualidade das nossas informações.
-
📲 Acompanhe nas redes sociais: Siga a @heycarNews no Instagram, Facebook, YouTube para não perder nenhuma novidade do mundo automotivo.
-
📧 Encontrou algum erro ou tem dúvidas?
Fale com a gente:Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Sua participação ajuda a manter nosso conteúdo sempre atualizado. -
⚖️ Direitos autorais:
Heycar. Todos os direitos reservados.











