Volvo FH 460 6x2T

Ficha técnica completa do caminhão Volvo FH 460 6x2T (susp. pneumática)

Estes são os dados técnicos do cavalo mecânico Volvo FH 460 6x2T (susp.pneumática), conforme informações do fabricante:

O Volvo FH 460 6x2T com suspensão pneumática alia potência, conforto e segurança para o transporte rodoviário de cargas pesadas com alta estabilidade.

Por: Heymar Lopes Nunes
Jornalista automotivo | Editor técnico no Heycar

Todas as informações sobre o modelo

MOTOR

Marca/modelo: D13C460
Cilindrada: 12,8 litros
Cilindros: 6
Combustível: Diesel
Potência máxima: 460 cv @ 1.400 a 1.900 rpm
Torque máximo: 2.300 Nm @ 1.000 a 1.400 rpm
Injeção de combustível: Eletrônica direta
Freio motor: VEB410
Norma de emissões: CONAMA P-7 
 
Representante oficial JCB
 

TRANSMISSÃO

Modelo: AT2612F / AT261F reduzida
Óleo da transmissão: 16 litros
Tipo: Automatizada
Acionamento: Manual / Eletrônico
Número de marchas: 12 à frente e 4 à ré / 12/6
Tração: 6 x 2

 

EMBREAGEM

Tipo: Monodisco a seco
Diâmetro do disco: 430 mm

 

EIXOS

Dianteiro: Em aço forjado, perfil em I
Traseiros: Simples, com bloqueio do diferencial
Redução dos cubos: Não

 

SUSPENSÃO

Dianteira: FST-PAR3
Elemento elástico: Mola Parabólica
Amortecedores: 2, de dupla ação
Barra estabilizadora: Sim
Traseira: RADT-GR
Elemento elástico: Pneumática
Amortecedores: 4
Barra estabilizadora: Não

 

CHASSIS

Tipo: Perfil em "U"
Material: LNE60

 

PNEUS

Medidas: 295/80 R22,5

 

FREIOS

De serviço: Disco na dianteira e tambor na traseira
De estacionamento: Câmara de molas acumuladoras
Freio motor: VEB 410 cv
Assistência: ABS, EBS

 

SISTEMA ELÉTRICO

Tensão nominal: 24 V
Bateria: 2x 12V 225 Ah
Alternador: 110 Ah 28V

 

DIMENSÕES

Entre-eixos: 3.000 mm
Balanço dianteiro: 1.365 mm
Balanço traseiro: 805 mm
Comprimento: 6.540 mm
Altura: 3.955 mm
Largura: 2.495 mm
Diâmetro de giro: 7,087 m
 
 

 

PESOS

Tara eixo dianteiro: 5.148 kg
Tara eixo traseiro: 3.774 kg
Tara total do chassis: 8.922 kg

 

TANQUE DE COMBUSTÍVEL

Capacidade: 285+330 litros

 * Dados fornecidos pelo fabricante   ** Foto ilustrativa

Aplicações do Volvo FH 460 6x2T (suspensão pneumática)

O Volvo FH 460 6x2T com suspensão pneumática é ideal para:

  • Transporte rodoviário de longa distância

  • Operações com carretas de 3 eixos, bitrens e cargas sensíveis

  • Transporte de produtos como alimentos, eletrônicos e líquidos

  • Frotistas e autônomos que buscam estabilidade, conforto e economia

 

Principais concorrentes do Volvo FH 460 6x2T (suspensão pneumática)

  • Scania R 450 A6x2 (suspensão pneumática)

    • Motor: 13L, 450 cv, 2.350 Nm

    • Transmissão: Opticruise

    • CMT: até 53.000 kg

  • Mercedes-Benz Actros 2653 LS 6x2 (suspensão pneumática)

    • Motor: OM 471 LA, 12,8L, 530 cv, 2.600 Nm

    • Transmissão: PowerShift 3

    • CMT: 53.000 kg

  • DAF XF FT 6x2 (suspensão pneumática)

    • Motor: PACCAR MX-13, 12,9L, 480 cv, 2.500 Nm

    • Transmissão: ZF TraXon

    • CMT: até 53.000 kg

 

Conclusão

O Volvo FH 460 6x2T com suspensão pneumática é uma excelente escolha para quem busca equilíbrio entre potência, segurança e suavidade na condução.

A suspensão pneumática garante estabilidade à carga e conforto ao condutor, resultando em menor desgaste e maior eficiência nas rotas rodoviárias.

 

FAQ sobre o Volvo FH 460 6x2T com suspensão pneumática

1. Qual o motor do Volvo FH 460 6x2T?

Ele é equipado com o motor Volvo D13K, 13 litros, com 460 cv e torque de 2.300 Nm, entre 1.000 e 1.450 rpm.


2. O que significa a configuração 6x2T?

Refere-se a um caminhão com três eixos, sendo dois traseiros (um tracionado e outro auxiliar) e um dianteiro, ideal para tracionar implementos.


3. Qual é a vantagem da suspensão pneumática?

Proporciona maior conforto ao motorista, estabilidade da carga, redução do desgaste de pneus e menor impacto sobre o pavimento.


4. Qual a capacidade máxima de tração (CMT)?

A CMT é de até 53.000 kg, adequada para composições LS de 3 eixos, bitrens leves e cargas de alta densidade.


5. Qual a transmissão utilizada?

O FH 460 6x2T vem com a transmissão automatizada I-Shift de 12 marchas, que se adapta automaticamente ao terreno e carga.


6. O modelo tem freio motor auxiliar?

Sim. Ele utiliza o freio motor VEB+, com potência de até 510 cv, essencial para segurança em descidas prolongadas.


7. Quais são os principais recursos de segurança?

Inclui AEBS (frenagem de emergência), ACC, LDWS, ESP, ASR, airbag, entre outros recursos de segurança ativa e passiva.


8. Como é o consumo médio de combustível?

O consumo fica entre 2,8 e 3,3 km/l, variando conforme a carga, relevo e forma de condução.


9. A cabine é confortável para longas viagens?

Sim. A cabine Globetrotter ou Leito Teto Alto oferece cama espaçosa, climatizador, amplo espaço e isolamento acústico de excelência.


10. Para quem esse caminhão é ideal?

Para transportadoras e autônomos que atuam com cargas sensíveis ou de alto valor, e que priorizam segurança, conforto e desempenho.

 

O que você pretende fazer agora

Voltar para Home

Continuar em Caminhões

Ver notícias de outras marcas

Visitar site da Volvo Caminhões

Consultar tabela FIPE

 

 

ℹ️ Observações Importantes sobre este Conteúdo

  • 📸 Crédito das imagens: Fotos oficiais de divulgação e assessoria de imprensa.

  • ⚙️ Informações técnicas: Os dados aqui apresentados foram fornecidos pela montadora e/ou importadora no momento do lançamento e podem sofrer alterações sem aviso prévio.

  • 📷 Imagens ilustrativas: A foto exibida pode não corresponder exatamente à versão descrita no conteúdo.

  • 🗣️ Opinião editorial: As opiniões expressas são de responsabilidade dos colaboradores e não refletem necessariamente a posição oficial da Heycar News.

  • Nos ajude a melhorar: Gostou do conteúdo? Avalie este artigo! Seu feedback é essencial para mantermos a qualidade das nossas informações.

  • 📲 Acompanhe nas redes sociais: Siga a @heycarNews no Instagram, Facebook, YouTube para não perder nenhuma novidade do mundo automotivo.

  • 📧 Encontrou algum erro ou tem dúvidas?
    Fale com a gente: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. Sua participação ajuda a manter nosso conteúdo sempre atualizado.

  • ⚖️ Direitos autorais:
    Heycar. Todos os direitos reservados.

Escrito por Heymar Lopes Nunes , jornalista editor do heycar.com.br.

Artigos Relacionados