Estes são os dados técnicos do cavalo mecânico Volvo FH 460 6x2T (susp.pneumática), conforme informações do fabricante:
O Volvo FH 460 6x2T com suspensão pneumática alia potência, conforto e segurança para o transporte rodoviário de cargas pesadas com alta estabilidade.
Por: Heymar Lopes Nunes
Jornalista automotivo | Editor técnico no Heycar
Todas as informações sobre o modeloMOTOR | |
|---|---|
| Marca/modelo: | D13C460 |
| Cilindrada: | 12,8 litros |
| Cilindros: | 6 |
| Combustível: | Diesel |
| Potência máxima: | 460 cv @ 1.400 a 1.900 rpm |
| Torque máximo: | 2.300 Nm @ 1.000 a 1.400 rpm |
| Injeção de combustível: | Eletrônica direta |
| Freio motor: | VEB410 |
| Norma de emissões: | CONAMA P-7 |
TRANSMISSÃO | |
|---|---|
| Modelo: | AT2612F / AT261F reduzida |
| Óleo da transmissão: | 16 litros |
| Tipo: | Automatizada |
| Acionamento: | Manual / Eletrônico |
| Número de marchas: | 12 à frente e 4 à ré / 12/6 |
| Tração: | 6 x 2 |
EMBREAGEM | |
|---|---|
| Tipo: | Monodisco a seco |
| Diâmetro do disco: | 430 mm |
EIXOS | |
|---|---|
| Dianteiro: | Em aço forjado, perfil em I |
| Traseiros: | Simples, com bloqueio do diferencial |
| Redução dos cubos: | Não |
SUSPENSÃO | |
|---|---|
| Dianteira: | FST-PAR3 |
| Elemento elástico: | Mola Parabólica |
| Amortecedores: | 2, de dupla ação |
| Barra estabilizadora: | Sim |
| Traseira: | RADT-GR |
| Elemento elástico: | Pneumática |
| Amortecedores: | 4 |
| Barra estabilizadora: | Não |
CHASSIS | |
|---|---|
| Tipo: | Perfil em "U" |
| Material: | LNE60 |
PNEUS | |
|---|---|
| Medidas: | 295/80 R22,5 |
FREIOS | |
|---|---|
| De serviço: | Disco na dianteira e tambor na traseira |
| De estacionamento: | Câmara de molas acumuladoras |
| Freio motor: | VEB 410 cv |
| Assistência: | ABS, EBS |
SISTEMA ELÉTRICO | |
|---|---|
| Tensão nominal: | 24 V |
| Bateria: | 2x 12V 225 Ah |
| Alternador: | 110 Ah 28V |
DIMENSÕES | |
|---|---|
| Entre-eixos: | 3.000 mm |
| Balanço dianteiro: | 1.365 mm |
| Balanço traseiro: | 805 mm |
| Comprimento: | 6.540 mm |
| Altura: | 3.955 mm |
| Largura: | 2.495 mm |
| Diâmetro de giro: | 7,087 m |
PESOS | |
|---|---|
| Tara eixo dianteiro: | 5.148 kg |
| Tara eixo traseiro: | 3.774 kg |
| Tara total do chassis: | 8.922 kg |
TANQUE DE COMBUSTÍVEL | |
|---|---|
| Capacidade: | 285+330 litros |
* Dados fornecidos pelo fabricante ** Foto ilustrativa
Aplicações do Volvo FH 460 6x2T (suspensão pneumática)O Volvo FH 460 6x2T com suspensão pneumática é ideal para:
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Principais concorrentes do Volvo FH 460 6x2T (suspensão pneumática)
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ConclusãoO Volvo FH 460 6x2T com suspensão pneumática é uma excelente escolha para quem busca equilíbrio entre potência, segurança e suavidade na condução. A suspensão pneumática garante estabilidade à carga e conforto ao condutor, resultando em menor desgaste e maior eficiência nas rotas rodoviárias. |
FAQ sobre o Volvo FH 460 6x2T com suspensão pneumática1. Qual o motor do Volvo FH 460 6x2T?Ele é equipado com o motor Volvo D13K, 13 litros, com 460 cv e torque de 2.300 Nm, entre 1.000 e 1.450 rpm. 2. O que significa a configuração 6x2T?Refere-se a um caminhão com três eixos, sendo dois traseiros (um tracionado e outro auxiliar) e um dianteiro, ideal para tracionar implementos. 3. Qual é a vantagem da suspensão pneumática?Proporciona maior conforto ao motorista, estabilidade da carga, redução do desgaste de pneus e menor impacto sobre o pavimento. 4. Qual a capacidade máxima de tração (CMT)?A CMT é de até 53.000 kg, adequada para composições LS de 3 eixos, bitrens leves e cargas de alta densidade. 5. Qual a transmissão utilizada?O FH 460 6x2T vem com a transmissão automatizada I-Shift de 12 marchas, que se adapta automaticamente ao terreno e carga. 6. O modelo tem freio motor auxiliar?Sim. Ele utiliza o freio motor VEB+, com potência de até 510 cv, essencial para segurança em descidas prolongadas. 7. Quais são os principais recursos de segurança?Inclui AEBS (frenagem de emergência), ACC, LDWS, ESP, ASR, airbag, entre outros recursos de segurança ativa e passiva. 8. Como é o consumo médio de combustível?O consumo fica entre 2,8 e 3,3 km/l, variando conforme a carga, relevo e forma de condução. 9. A cabine é confortável para longas viagens?Sim. A cabine Globetrotter ou Leito Teto Alto oferece cama espaçosa, climatizador, amplo espaço e isolamento acústico de excelência. 10. Para quem esse caminhão é ideal?Para transportadoras e autônomos que atuam com cargas sensíveis ou de alto valor, e que priorizam segurança, conforto e desempenho. |
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ℹ️ Observações Importantes sobre este Conteúdo
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📸 Crédito das imagens: Fotos oficiais de divulgação e assessoria de imprensa.
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⚙️ Informações técnicas: Os dados aqui apresentados foram fornecidos pela montadora e/ou importadora no momento do lançamento e podem sofrer alterações sem aviso prévio.
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📷 Imagens ilustrativas: A foto exibida pode não corresponder exatamente à versão descrita no conteúdo.
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