Volkswagen Constellation 17.260
Volkswagen Constellation 17.260

Ficha técnica do caminhão Volkswagen Constellation 17.260

Esses são os dados técnicos do caminhão Volkswagen Constellation 17.260, conforme informações do fabricante:

O Volkswagen Constellation 17.260 oferece alto desempenho com motor de 256 cv, ideal para transporte urbano e rodoviário de cargas com máxima eficiência.

Por: Heymar Lopes Nunes
Jornalista automotivo | Editor técnico no Heycar

Todas as informações sobre o modelo

MOTOR

Marca/modelo: MAN D08 36 260
Cilindrada: 6.871 cc
Cilindros: 6
Combustível: Diesel
Potência máxima: 256 cv @ 2.300 rpm
Torque máximo: 900 Nm @ 1.100 - 1.800 rpm
Alimentação: não disponível
Injeção: Common Rail 
Norma de emissões: Proconve P-7 
Tecnologia de emissões: EGR 

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TRANSMISSÃO

Marca: Eaton
Modelo: FS 6406-A
Tipo: Manual
Acionamento: A Cabo
Número de marchas: 6 a frente e 1 a ré 
Tração: 4 x 2

 

EMBREAGEM

Fabricante: Sachs
Tipo: Monodisco a seco, revestimento orgânico
Diâmetro do disco: 395 mm

 

EIXOS

Dianteiro: Sifco 13K
Traseiro: Meritor MS-23.245
Redução: 4,10/5,59:1

 

SUSPENSÃO

Dianteira: Eixo rígido
Elemento elástico: Molas semi-elípticas
Amortecedores: Hidráulicos, telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Sim
Traseira: Eixo rígido
Elemento elástico: Molas semi-elípticas e parabólicas
Amortecedores: Hidráulicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Opcional

 

CHASSIS

Tipo: Escada, longarinas retas, perfil em "U"
Material: LNE380

 

RODAS E PNEUS

Rodas: Em aço, 22,5" x 7.5 / (22,5" x 8.25 opcional)
Pneus: 275/80R22,5 / (295/80R22,5 opcional)

 

FREIOS

De serviço: A ar, tambor na dianteira e traseira
De estacionamento: Câmara de molas acumuladoras
Freio motor: De cabeçote e válvula borboleta
Assistência: ABS, EBD (ATC opcional)

 

SISTEMA ELÉTRICO

Tensão nominal: 24
Bateria: 2x 12V 100 Ah (2x 12V 135Ah opcional)
Alternador: 80 Ah 28V

 

DIMENSÕES

Entre-eixos: 4.800 mm
Balanço dianteiro: 1.511 mm
Balanço traseiro: 2.287 mm
Comprimento: 8.598 mm
Altura: 2.872 mm
Altura da plataforma: 1.000 mm
Dist. eixo dianteiro/implemento: 660 mm
Largura: 2.473 mm
Bitola dianteira: 2.113 mm
Bitola traseira: 1.845 mm
Vão livre dianteiro: 226 mm
Vão livre traseiro: 215 mm
Diâmetro de giro: 18,7 m

 

PESOS

Em ordem de marcha: 5.400 k / 5.300 kg / 5.330 kg / 5.640 mm
Capacidade técnica total: 17.100 kg
Peso bruto total (PBT): 16.000 kg
Peso bruto total combinado (PBTC): 16.000 kg
Capacidade de tração (CMT): 35.000 kg
Carga útil + carroceria: 10.600 kg

 

DESEMPENHO (teórico)

Relação eixo traseiro: 4,10 / 5,59:1
Velocidade máxima (PBT): 109 km/h
Capacidade de rampa (PBT): 53%
Partida em rampa (PBT): 50%
 
 

 

TANQUE DE COMBUSTÍVEL

Capacidade: 275 litros (2x 275 litros opcional)
Tanque Arla: não disponível

* Dados fornecidos pelo fabricante   ** Foto ilustrativa

Aplicações do Volkswagen Constellation 17.260

O Constellation 17.260 é um caminhão semipesado robusto e confiável, voltado para aplicações que exigem força, economia e versatilidade operacional.

Principais usos:

  • Transporte urbano e intermunicipal de médias e grandes cargas

  • Distribuição de bebidas, alimentos, produtos refrigerados e secos

  • Implementações como baús, plataformas, graneleiros e carrocerias abertas

  • Serviços de logística para centros de distribuição e redes varejistas

  • Operações rodoviárias com exigência de desempenho em aclives

 

Principais concorrentes do Volkswagen Constellation 17.260

Mercedes-Benz Atego 1726

  • Motor: OM 926 LA Euro 5

  • Potência: 256 cv

  • Torque: 92,3 kgfm

  • PBT: 17.100 kg

  • Transmissão: Manual

  • Carga útil: até 11.500 kg

Ford Cargo 1729

  • Motor: Cummins ISB 6.7 Euro 5

  • Potência: 290 cv

  • Torque: 95 kgfm

  • PBT: 17.000 kg

  • Transmissão: Manual de 6 marchas

  • Carga útil: até 12.000 kg

Iveco Tector 170E28

  • Motor: FPT NEF 6, Euro 5

  • Potência: 280 cv

  • Torque: 95 kgfm

  • PBT: 17.000 kg

  • Transmissão: Manual

  • Carga útil: até 11.800 kg

 

Conclusão

O Volkswagen Constellation 17.260 é um dos caminhões semipesados mais potentes da linha VW, ideal para quem busca alto desempenho, confiabilidade e baixo custo operacional.

Com motor Cummins de 256 cv, excelente capacidade de carga e opções de conectividade, o modelo atende desde entregas urbanas até rotas rodoviárias com eficiência e conforto.

 

Perguntas Frequentes sobre o Volkswagen Constellation 17.260

1. Qual o motor do Constellation 17.260?

O modelo é equipado com o motor Cummins ISB 6.7 Euro 5, com 256 cv de potência a 2.500 rpm e 91,7 kgfm de torque a 1.500 rpm.

2. Qual o PBT do VW 17.260?

O Peso Bruto Total é de 17.100 kg, adequado para o transporte de cargas com alto volume e peso.

3. Qual é a carga útil aproximada?

A carga útil líquida pode ultrapassar 11.000 kg, dependendo do tipo de implemento utilizado.

4. Que tipo de câmbio equipa o 17.260?

O caminhão utiliza transmissão manual Eaton de 6 marchas ou, opcionalmente, automática V-Tronic, dependendo da versão.

5. O modelo é indicado para operações urbanas?

Sim. Apesar do tamanho, possui bom raio de giro e cabine com boa visibilidade, facilitando manobras em centros urbanos.

6. O 17.260 pode operar em longas distâncias?

Sim. Com motor potente e cabine confortável, é ideal para rotas intermunicipais e rodoviárias, inclusive com aclives e pisos variados.

7. Quais implementos são compatíveis?

Pode ser equipado com baú carga seca, refrigerado, plataforma, graneleiro, tanque e carroceria aberta.

8. O caminhão tem recursos de segurança?

Sim. Inclui freios ABS, EBS, controle de tração (ASR), assistente de partida em rampa (HSA) e controle eletrônico do motor.

9. É possível incluir conectividade no veículo?

Sim. O modelo pode ser integrado com o sistema RIO Box, oferecendo telemetria, rastreamento e gestão de manutenção.

10. Qual é o consumo médio de combustível?

O consumo médio gira em torno de 4,5 a 6,5 km/l, variando conforme carga, relevo e tipo de operação.

 

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  • ⚙️ Informações técnicas: Os dados aqui apresentados foram fornecidos pela montadora e/ou importadora no momento do lançamento e podem sofrer alterações sem aviso prévio.

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Escrito por Heymar Lopes Nunes , jornalista editor do heycar.com.br.

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