Volkswagen Delivery 4.160
Volkswagen Delivery 4.160

Ficha técnica do caminhão Volkswagen Delivery 4.160

Esses são os dados técnicos do caminhão VW Delivery 4.160, conforme informações do fabricante:

O Volkswagen Delivery 4.160 é o caminhão leve ideal para entregas urbanas e rurais, combinando robustez, agilidade e ótimo custo-benefício.

Por: Heymar Lopes Nunes
Jornalista automotivo | Editor técnico no Heycar

Todas as informações sobre o modelo

MOTOR

Marca/modelo: Cummins -ISF 2 8l
Cilindrada: 2.800 cc
Cilindros: 4
Combustível: Diesel S10 
Potência máxima: 156 cv @ 3.200 rpm 
Torque máximo: 430 Nm @ 1.500 - 2.400 rpm
Alimentação: Aspiração natural 
Injeção: Common Rail 
Norma de emissões: Proconve L-6 
Tecnologia de emissões: SCR 

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TRANSMISSÃO

Marca: Eaton
Modelo: ESO 4206
Tipo: Manual
Acionamento: Por cabo 
Número de marchas: 6 a frente e 1 a ré 
Tração: 4 x 2

 

EMBREAGEM

Fabricante: Valeo
Tipo: Monodisco, revestimento orgânico
Diâmetro do disco: 310 mm

 

EIXOS

Dianteiro: MAN / IFS - Independente
Traseiro: Dana M267
Redução: 4,56:1 

 

SUSPENSÃO

Dianteira: Independente
Elemento elástico: Molas helicoidais
Amortecedores: Hidráulicos, telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Sim
Traseira: Eixo rígido
Elemento elástico: Molas parabólicas de duplo estágio
Amortecedores: Hidráulicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Sim

 

CHASSIS

Tipo: Longarinas simples, perfil em "U"
Material: LN600 

 

RODAS E PNEUS

Rodas: Em aço, 16"x 6J
Pneus: 225/75 R16

 

FREIOS

De serviço: Hidráulico, a disco
De estacionamento: Alavanca a cabo, caliper seco no disco
Assistência: ABS, EBD

 

SISTEMA ELÉTRICO

Tensão nominal: 12V
Bateria: 100 Ah - (170 Ah opcional) 
Alternador: 90 A 14 V - (120 A 14 V opcional) 

 

DIMENSÕES

Entre-eixos: 3.000 mm
Balanço dianteiro: 1.260 mm
Balanço traseiro: 1.175 mm
Comprimento: 5.440 mm
Altura: 2.388 mm
Altura da plataforma: 742 mm
Dist. eixo dianteiro/implemento: 700 mm
Largura: 2.495 mm
Bitola dianteira: 1.760 mm
Bitola traseira: 1.745 mm
Vão livre dianteiro: 228 mm
Vão livre traseiro: 192 mm
Diâmetro de giro: 12,4 mm 

 

PESOS

Em ordem de marcha: 2.108 kg
Capacidade técnica total: 4.400 kg
Peso bruto total (PBT): 4.200 kg
Peso bruto total combinado (PBTC): 5.350 kg
Capacidade de tração (CMT): 5.350 kg
Carga útil + carroceria: 2.092 kg 

 

DESEMPENHO (teórico)

Relação eixo traseiro: 4,56:1
Velocidade máxima (PBT): 137 km/h
Capacidade de rampa (PBT): 60%
Partida em rampa (PBT): 33%
 
 

 

TANQUE DE COMBUSTÍVEL

Capacidade: 80 litros (150 litros opcional)
Tanque Arla: 16 litros (23 litros opcional)

 * Dados fornecidos pelo fabricante   ** Foto ilustrativa

Aplicações do Volkswagen Delivery 4.160

O VW Delivery 4.160 é ideal para operações que exigem leveza, economia e durabilidade. As principais aplicações incluem:

  • Entregas urbanas e regionais de mercadorias fracionadas

  • Distribuição de alimentos, bebidas e materiais de construção leve

  • Implementações como baú carga seca, baú refrigerado e carga geral

  • Operações em centros urbanos com restrições de tráfego

  • Transporte porta a porta para pequenos e médios comércios

 

Principais concorrentes do Volkswagen Delivery 4.160

Mercedes-Benz Accelo 815

  • Motor: OM 924 LA, 4.8L turbodiesel

  • Potência: 156 cv

  • Torque: 62,2 kgfm

  • PBT: 8.300 kg

  • Transmissão: Manual de 5 marchas

  • Carga útil: até 5.000 kg

Iveco Daily 70-170 chassi

  • Motor: 3.0 F1C turbodiesel, 170 cv

  • Torque: 40,8 kgfm

  • PBT: 7.000 kg

  • Câmbio: Manual de 6 marchas

  • Carga útil: até 4.700 kg

Hyundai HR

  • Motor: 2.5 CRDi diesel, 130 cv

  • Torque: 26 kgfm

  • PBT: 3.500 kg

  • Transmissão: Manual de 6 marchas

  • Carga útil: até 1.800 kg

 

Conclusão

O Volkswagen Delivery 4.160 é uma excelente opção para operações urbanas e rurais de pequeno porte, unindo desempenho, economia, robustez e flexibilidade de implementações.

Com motor Cummins, transmissão eficiente e cabine confortável, é ideal para quem busca um caminhão ágil, econômico e preparado para enfrentar os desafios diários da logística leve.

 

Perguntas Frequentes sobre o Volkswagen Delivery 4.160

1. Qual é a motorização do Delivery 4.160?

O Delivery 4.160 conta com motor Cummins ISF 2.8, 4 cilindros, com 160 cv de potência e 430 Nm de torque, e atende às normas Proconve P8 (Euro 6).

2. Qual o PBT (Peso Bruto Total) do modelo?

O PBT do Volkswagen Delivery 4.160 é de 3.900 kg, permitindo boa capacidade de carga com agilidade em centros urbanos.

3. Qual a capacidade de carga útil do Delivery 4.160?

A carga útil varia conforme o implemento, podendo ultrapassar 2.000 kg, ideal para quem busca leveza com robustez.

4. Qual a transmissão do VW Delivery 4.160?

A transmissão é manual de 6 marchas com escalonamento voltado para economia de combustível e bom desempenho urbano e rodoviário.

5. O Delivery 4.160 pode ser dirigido com CNH categoria B?

Não. Como o PBT ultrapassa 3.500 kg, é necessário ter CNH categoria C ou superior para conduzir o 4.160.

6. Quais são os principais diferenciais do modelo?

Ele oferece baixo consumo, ótimo raio de giro, cabine com boa visibilidade e conforto, além de possuir itens de segurança como freios ABS e ESC.

7. Qual o consumo médio de combustível do Delivery 4.160?

O consumo gira em torno de 8 a 9,5 km/l, dependendo do tipo de carroceria, peso transportado e condições de uso.

8. O modelo pode ser implementado com baú refrigerado?

Sim. O chassi robusto do 4.160 permite a instalação de baús isotérmicos, refrigerados, carga seca ou plataformas elevatórias.

9. A cabine é confortável para o motorista?

Sim, conta com direção hidráulica, ar-condicionado, bancos com suspensão opcional, além de excelente ergonomia.

10. O Volkswagen Delivery 4.160 tem conectividade embarcada?

Sim. Pode vir com sistema de telemetria RIO Box, que permite monitoramento de frota, manutenção preventiva e gestão inteligente de dados.

 

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  • ⚙️ Informações técnicas: Os dados aqui apresentados foram fornecidos pela montadora e/ou importadora no momento do lançamento e podem sofrer alterações sem aviso prévio.

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Escrito por Heymar Lopes Nunes , jornalista editor do heycar.com.br.

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