Alfa Romeo 164 3.0 V6 1993

Ficha técnica completa do Alfa Romeo 164 3.0 V6 1993

Esta é a ficha técnica completa do Alfa Romeo 164 3.0 V6 1993, conforme informações do fabricante.

Por: Heymar Lopes Nunes
Jornalista automotivo | Editor técnico no Heycar 

O Alfa Romeo 164 é um símbolo da sofisticação e ousadia italiana dos anos 90. Mesmo sem fabricação nacional, marcou presença no Brasil como um sedã executivo de luxo e desempenho, conquistando fãs com seu motor V6 Busso e estilo distinto.

Hoje, é uma joia rara para colecionadores, exigente em cuidados, mas rica em personalidade e história.

Tudo sobre o Alfa Romeo 164 3.0 V6 1993

Marca: Alfa Romeo
Modelo: 164
Versão: 3.0 V6 1993
Propulsão: Combustão interna
Combustível: Gasolina
Origem: Importado
Categoria: Sedã
Porte: Grande
Portas: 4
Ocupantes: 5
Geração: 1
Garantia: 1 ano
 
Representante oficial JCB
 

MOTOR

Instalação: Dianteiro
Posição: Transversal
Aspiração: Natural
Alimentação: Injeção eletrônica multiponto
Cilindrada: 2.959 cc
Cilindros: 6, em V
Válvulas por cilindro: 2
Comando de válvulas: Único, no cabeçote
Acionamento: Correia dentada
Variação do comando: não variável
Potência máxima CV: 192 @ 5.800 rpm
Torque máximo kgfm: 25 @ 3.000 rpm
Potência específica: 64,9 cv/litro
Torque específico: 8,4 kgfm/litro
Taxa de compressão: 9,5:1
Rel. peso/potência: 7,1 kg/cv
Rel. peso/torque: 54,6 kg/kgfm
Curso dos pistões: 72,6 mm
Diâmetro cilindros: 93 mm
Tuchos: Hidráulicos
Código do motor: informação não disponível

 

TRANSMISSÃO

Câmbio: Manual
Marchas: 5
Acoplamento: Embreagem monodisco a seco
Tração: Dianteira
Código do câmbio: C503

 

DESEMPENHO

Acel. 0 a 100 km/h: 8,7 seg
Velocidade máxima: 230 km/h

 

CONSUMO

Cidade em km/l: 8,3
Estrada em km/l: 12,5
Autonomia em km: 875

 

SUSPENSÃO

Dianteira: Independente, McPherson
Traseira: Independente, multibraço
Elemento elástico: Mola helicoidal

 

FREIOS

Dianteira: Disco ventilado
Traseira: Disco sólido

 

DIREÇÃO

Assistência: Hidráulica
Diâmetro de giro: 10,8 m

 

PNEUS

Dianteira: 195/65 R15
Traseira: 195/65 R15
Altura do flanco: 127 mm
Estepe: informação não disponível

 

AERODINÂMICA

Área frontal: 2,09 m²
Coef. aerodinâmico: 0,31 Cx
 
 

 

DIMENSÕES

Comprimento: 4.555 mm
Altura: 1.400 mm
Largura: 1.760 mm
Entre-eixos: 2.660 mm
Bitola dianteira: 1.515 mm
Bitola traseira: 1.488 mm
Vão livre do solo: 140 mm

 

PESO E CAPACIDADES

Peso: 1.365 kg
Porta-malas: 504 litros
Carga útil: 425 kg
Tanque combustível: 70 litros

* dados fornecidos pelo fabricante  ** foto ilustrativa

Equipamentos de série nesta versão

Conforto e conveniência

informação não disponível

Entretenimento e informação

informação não disponível

Segurança ativa e passiva

informação não disponível

 

❓ Perguntas Frequentes – Alfa Romeo 164 no Brasil


1. ❓ O que é o Alfa Romeo 164?

O Alfa Romeo 164 é um sedã executivo de luxo produzido entre 1987 e 1998, sendo o topo de linha da marca durante esse período. No Brasil, foi comercializado principalmente entre o início e meados da década de 1990, em versões importadas com motor V6.


2. 📦 O Alfa 164 foi fabricado no Brasil?

Não. O Alfa Romeo 164 foi importado da Itália, sendo vendido por concessionárias oficiais da marca durante o período de reintrodução da Alfa Romeo no Brasil, no início dos anos 90.


3. ⚙️ Quais versões do Alfa Romeo 164 foram vendidas por aqui?

As principais versões que chegaram ao Brasil foram:

  • 164 V6 3.0 12V (manual ou automática)

  • 164 V6 24V Super (mais potente, 210 cv)

  • Algumas versões com câmbio automático ZF ou manual de 5 marchas


4. 🧠 Qual é a motorização do Alfa 164?

A estrela do 164 é o lendário motor V6 Busso, disponível em duas configurações principais:

  • 3.0 V6 12 válvulas – cerca de 183 cv

  • 3.0 V6 24 válvulas – cerca de 210 cv
    Ambos com comando duplo de válvulas e som característico.


5. ⚡ Qual é o desempenho do Alfa Romeo 164?

  • Velocidade máxima: até 235 km/h (versão 24V)

  • 0 a 100 km/h: cerca de 7,5 segundos (manual 24V)
    Era um dos sedãs mais rápidos disponíveis no Brasil à época.


6. 🛠️ O 164 era confiável?

Mecanicamente, o V6 Busso é muito robusto. Porém, a eletrônica embarcada, especialmente em versões automáticas ou com ar-condicionado digital, pode ser problemática hoje em dia. A manutenção exige mão de obra especializada e algumas peças são difíceis de encontrar.


7. 🪑 Quais itens de conforto e luxo equipavam o modelo?

  • Ar-condicionado digital

  • Bancos elétricos em couro

  • Teto solar

  • Direção hidráulica progressiva

  • Painel digital (em algumas versões)

  • Rodas de liga leve

  • Freios ABS


8. 🎯 Quais eram seus principais concorrentes no Brasil?

Na década de 1990, o 164 competia com:

  • BMW Série 5 (E34)

  • Mercedes-Benz Classe E (W124)

  • Volvo 850 e 960

  • Audi 100/A6


9. 💡 Qual o diferencial do Alfa Romeo 164 frente aos rivais?

  • Design assinado por Pininfarina, com linhas elegantes e imponentes

  • Motor V6 Busso, considerado um dos mais belos e confiáveis da história

  • Suspensão independente nas quatro rodas, oferecendo ótima dirigibilidade

  • DNA esportivo com luxo europeu, algo mais emocional que racional


10. 🧰 O Alfa 164 é fácil de manter hoje?

Não é um carro para uso diário comum. A manutenção exige peças importadas ou de estoque antigo, e mecânicos especializados em modelos Alfa Romeo. Há uma comunidade ativa de entusiastas no Brasil que ajuda na manutenção e troca de peças.


11. 🏁 Existem muitas unidades do Alfa 164 rodando no Brasil?

Não. As unidades são raras e em geral mantidas por colecionadores. A baixa produção/importação, aliada ao tempo e ao custo de manutenção, tornou o 164 um clássico de garagem, valorizado principalmente pela comunidade Alfista.


12. 💰 Vale a pena comprar um Alfa Romeo 164 hoje?

Sim — para colecionadores ou entusiastas. É um carro com história, design marcante e desempenho de sobra, mas não indicado para uso urbano diário ou manutenção barata. Com os devidos cuidados, é um sedã clássico com alto valor emocional.

 

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Sobre o autor Heymar Lopes Nunes

Jornalista automotivo | Editor técnico no heycar

Com mais de 40 anos de experiência no setor automotivo, Heymar é ex-piloto de competições e passou por algumas das maiores publicações do Brasil, como Quatro Rodas, Auto Esporte, CAR Magazine e Oficina Mecânica e do caderno de automóveis do Jornal de Jundiaí (SP) e também colunista da Rádio Difusora de Jundiaí (Jundiaí-SP), e atua como jurado no Prêmio Imprensa Automotiva. Sua análise combina vivência prática e rigor técnico, entregando conteúdo confiável e acessível para quem busca entender carros a fundo.

📍 Jundiaí (SP) | ✉️ Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Observações:

- Crédito das fotos: Assessoria de imprensa / Divulgação.

- Os dados técnicos aqui apresentados foram por fabricantes e importadores na época do lançamento dos modelos.

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Escrito por Heymar Lopes Nunes , jornalista editor do heycar.com.br.

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