TTS Coupé, o esportivo de dois lugares com 286 cv de potência e velocidade máxima de 250 km/h

A Audi acaba de lançar no Brasil o TTS Coupé, o esportivo de dois lugares com 286 cv de potência e velocidade máxima de 250 km/h. O preço é de R$ 299.990.

O Audi TTS Coupé e o TTS Roadster se destacam pelas grandes rodas com 19 polegadas de diâmetro, que permitem ver por entre os raios as pinças de freios vermelhas. Outro detalhe exclusivo dos modelos S é a cobertura dos espelhos retrovisores externos de alumínio. Ainda na lateral, as soleiras das portas têm acabamento exclusivo.

O TTS traz de série faróis Full Led com ajuste automático de altura. As lanternas direcionais são. A abertura do tanque de combustível, no lado direito, logo atrás da cabine, é clássica, formada por um círculo cercado de parafusos. Basta um leve toque no logo TT para abri-la. O formato remete à primeira geração do modelo. A mangueira pode entrar diretamente no bocal do tanque, como acontece nos carros de corrida – já que não existe mais a tampa rosqueada.

O Audi TTS Coupé e o TTS Roadster se destacam pelas grandes rodas com 19 polegadas de diâmetro, que permitem ver por entre os raios as pinças de freios vermelhas. Outro detalhe exclusivo dos modelos S é a cobertura dos espelhos retrovisores externos de alumínio. Ainda na lateral, as soleiras das portas têm acabamento exclusivo.

Como em toda a linha TT, a dianteira é dominada pelas linhas horizontais, que acentuam a impressão de que o carro está colado à pista. O efeito é acentuado nos TTS pelo rebaixamento da suspensão em 10 mm. A grade dianteira Singleframe é larga e baixa, dividida em duas zonas. Linhas afiladas que se originam junto à grade formam um V sobre o capô, que ostenta ao centro os quatro anéis da Audi.

Na traseira, linhas horizontais salientam a impressão de largura esportiva do TTS. As lanternas possuem luzes direcionais dinâmicas e trazem uma faixa que forma um contorno de luzes de condução diurna, outra inovação da Audi. A terceira luz do freio é extremamente fina e tem um papel essencial na definição da silhueta das luzes traseiras.

Quando o carro atinge 120 km/h, um defletor se levanta na tampa do porta-malas para melhorar tanto a resistência aerodinâmica como a força vertical. Reforçando o aspecto dinâmico e a esportividade, a traseira é arrematada por duas grandes ponteiras de escapamento duplas.
Especialmente voltado à performance, o 2.0 TFSI do TTS tem 286 cv de potência. Além de garantir um desempenho excepcional, ele se caracteriza pela eficiência e pelo baixo consumo. O motor reúne várias tecnologias ultramodernas, como sistema de injeção indireta adicional complementando a injeção direta.

O torque máximo, de 380 Nm, é disponibilizado entre 1.800 e 5.200 rpm. Ele acelera o TTS Coupé de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos, levando à velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 250 km/h. A transmissão S tronic de dupla embreagem e seis marchas realiza trocas sem interrupções perceptíveis na tração e, em modo manual, pode ser controlada por aletas atrás do volante.

O TTS Coupé e o TTS Roadster trazem de série o sistema Audi magnetic ride, que adequa a rigidez dos amortecedores automaticamente de acordo com as condições do piso e às solicitações dinâmicas de condução a cada momento. A suspensão dianteira é baseada num sistema McPherson. Nas rodas dianteiras, são usadas pinças fixas de alumínio de baixo peso, com grandes discos de freios, garantindo a maior eficiência de frenagem exigida pelo comportamento dinâmico mais agressivo dos modelos S.
O design interno do TTS segue a regra do "menos é mais", com linhas claras destacam a leveza e a esportividade. O conjunto de instrumentos e a tela MMI se combinam para formar uma unidade digital central, o Audi Virtual Cockpit.

Os controles do sistema de ar-condicionado são integrados às saídas de ventilação, reduzindo os elementos de comando presentes no painel - o controle selecionado é indicado em pequenos mostradores. O painel de controle horizontal fica sob as aberturas de ar, onde interruptores com design tridimensional ativam as luzes de emergência, o sistema Audi Drive Select e as funções de assistência.

Os exclusivos bancos S têm apoios de cabeça integrados e são revestidos de couro Napa Fina. Envolventes e oferecendo apoio lateral nas curvas, eles têm estrutura mais leve, contribuindo para a redução geral no peso do carro. Há três opções de cores de estofamento: cinza, preta ou vermelha.

O volante multifuncional tem aro com base reta e raios com revestimento com aparência de alumínio. O airbag frontal do motorista ocupa 40% menos espaço sem comprometer a segurança, contribuindo para a sensação de leveza visual. Outros destaques são a alavanca de câmbio com novo design, o botão rotativo de pressão MMI altamente preciso e as coberturas de alto-falantes finamente acabadas com guias luminosas do sistema de som Bang & Olufsen de série.

Com sua configuração 2+2, o TT Coupé é um esportivo altamente adequado para o uso diário. O porta-malas tem 305 litros de capacidade e pode ser ampliado pelo rebatimento dos encostos dos bancos traseiros para frente. O carro traz uma versão especial do Audi Virtual Cockpit: inspirada em modelos de competição, a tela pode ser configurada para que o painel digital destaque o conta-giros como peça principal.

Além da opção S, o motorista pode optar entre dois modos de exibição: na versão clássica, o velocímetro e o conta-giros ficam em primeiro plano, enquanto no modo "infotainment", os instrumentos virtuais são menores, disponibilizando uma ampla área para outras funções, como o mapa de navegação via GPS.

O sistema dinâmico Audi Drive Select de série controla as características do motor e a assistência da direção. O motorista pode optar entre os modos comfort, dynamic, efficiency e individual. O Drive Select também intervém em vários módulos, entre eles o câmbio S tronic.

O TTS tem tração integral permanente nas quatro rodas. O sistema quattro, exclusividade da Audi, distribui a força do motor entre os eixos dianteiro e traseiro conforme a necessidade do momento, garantindo o máximo de aderência ao longo das curvas. Em pisos escorregadios, o controle de tração eleva a segurança de condução, evitando que as rodas girem em falso na maior parte das situações.

O controle eletrônico de estabilidade (ESC), que pode ser desativado tanto parcial como totalmente, complementa perfeitamente a dirigibilidade esportiva do carro. Em curvas fechadas, a vetorização de torque entra em ação. O modo Dynamic do Drive Select facilita especialmente a condução mais rápida, facilitando o esterço e controlando as derrapagens.

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 Heymar Lopes Nunes    Heycar News ©2020 

 

 

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