Lembra das aulas de química na escola. Então, o Magnésio, ou Mg, vai parar os fabricantes de carros
O Magnésio, é um elemento químico de símbolo Mg de número atômico 12 na tabela periódica com massa atômica 24 u. É um metal alcalinoterroso, pertencente ao grupo 2, sólido nas condições ambientais.
Pois bem. Se você odiava as aulas de química, saiba que vai ser justamente o magnésio que pode provocar uma revolução na indústria automobilística.
Vamos entender. Para a produção do alumínio (símbolo químico AL), é necessário a mistura da bauxita (matéria prima do alumínio) com o magnésio. O maior produtor mundial do magnésio é a china, com aproximados 3,8 bilhões de toneladas de reservas (22%), seguida da Coréia do Norte (19,4%), Rússia (18,8%) e Brasil (8,9%).
Boa parte da construção de um carro é formada com alumínio, como rodas, tanque de combustível, blocos de motores, comando de válvulas, painel, sistemas de freios, parte do monobloco ou estrutura dos carros e por aí vai.
Sem o magnésio, é impossível produzir ligas de alumínio, seja de alta, média ou alta resistência.
A China possui a maior jazida de magnésio do mundo, sobretudo na província de Yulim, onde está concentrada 85% das reservas do mineral.
Para a conversão do magnésio bruto, extraído do solo, para a mistura com a bauxita, é necessário um processo fabril que demanda alto consumo de energia elétrica até torná-lo "viável" para a composição final do alumínio em suas diversas aplicações.
Atualmente, a China enfrenta um grave crise de consumo de energia elétrica, e, por isso, o governo obrigou que 35 de suas indústrias de 50 fundições de magnésio parem a produção imediatamente até o final deste ano. As fundições restantes estão obrigadas a reduzir em 50% sua capacidade de transformação para diminuir o consumo de energia elétrica e assim evitar o racionamento nas cidades para toda a população.
Em resumo, depois da falta de semicondutores, o magnésio será o próximo vilão da indústria automotiva mundial, afetando diretamente a produção de veículos e assim elevar o custa de cada unidade produzida.
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Depois dos semicondutores, magnésio pode parar a produção de carros
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