retroescavadeira Müller MR406

Cummins Brasil estreia no segmento de retroescavadeira

A Cummins Brasil passa a equipar a retroescavadeira Müller MR406 Série II com o motor QSB 4.5.

O projeto de desenvolvimento teve início em outubro de 2021 e contou com os esforços das engenharias Cummins junto com seu distribuidor local e Müller para a melhor integração motor x máquina, com a transformação do equipamento que agora possui uma nova tecnologia, tanto em sua cabine quanto em seu motor.

Por: Heymar Lopes Nunes
Jornalista automotivo | Editor técnico no Heycar 

Representante oficial JCB

A Cummins, referência global em motores a diesel, dá um passo estratégico ao anunciar sua estreia no competitivo mercado de retroescavadeiras no Brasil. Com foco em eficiência energética, durabilidade e suporte técnico, a marca visa atender a crescente demanda por máquinas versáteis no setor de construção pesada e infraestrutura urbana.

Todas as informações sobre o modelo

A aposta da Cummins inclui motores eletrônicos de última geração, capazes de atender normas de emissões rigorosas e oferecer melhor desempenho com menor consumo. Os modelos serão inicialmente integrados a máquinas fabricadas em parceria com montadoras locais e internacionais.

Parcerias estratégicas no setor

Segundo executivos da marca, parcerias com fabricantes de retroescavadeiras e distribuidores especializados serão cruciais para garantir competitividade e penetração no mercado nacional.


Benefícios da tecnologia Cummins nas retroescavadeiras

  • Motores com controle eletrônico: mais precisão e menor emissão;

  • Assistência técnica nacional: suporte garantido em todo o Brasil;

  • Peças com ampla disponibilidade: agilidade na manutenção;

  • Telemetria integrada: monitoramento em tempo real da máquina.

 

Retroescavadeira Müller MR406

Versátil, a retroescavadeira Müller MR406 Série II com motor QSB 4.5 e 110 hp a 488 Nm @1500 produzido pela Cummins atende aos níveis de emissões MAR-1 e pode ser utilizada em diversas aplicações, desde saneamento, construção em geral e aplicações específicas como movimentação de material e agricultura.

Vale reforçar que a tecnologia eletrônica embarcada na motorização Cummins contribui com o gerenciamento eletrônico de todas as funções do novo equipamento, oferecendo maior facilidade na identificação de falhas e consequentemente redução no tempo de manutenção. Além disso, o motor Cummins também oferece em tempo real informações como consumo instantâneo, consumo total do equipamento desde a partida, aceleração e controle eletrônico da rotação do motor, entre outras muitas.

Outra novidade a ser apresentada é o compactador Müller VAP70, que também estreia durante o evento juntamente com a motorização Cummins QSB 4.5, com potência de 130 hp @ 2.200 rpm e torque de 620 Nm @ 1500 rpm.

 

Perguntas frequentes do motor em Cummins em retroescavadeiras 

A Cummins vai fabricar retroescavadeiras completas?

Não. A Cummins fornecerá motores e sistemas eletrônicos para fabricantes parceiros no Brasil.

Qual é o diferencial da Cummins nesse mercado?

Tecnologia de motores eletrônicos mais eficientes e sustentáveis, além da reconhecida robustez da marca.

As retroescavadeiras com motor Cummins terão assistência no Brasil?

Sim. A rede de serviços Cummins já cobre todo o território nacional com técnicos especializados.

Essas retroescavadeiras serão vendidas em todo o Brasil?

Sim, a distribuição ocorrerá por meio de parceiros locais, inclusive revendas de equipamentos de construção.

Qual é o tipo de motor usado nessas retroescavadeiras?

A Cummins utilizará motores eletrônicos da linha QSB e B4.5, conforme a aplicação da máquina.

O que muda com motores eletrônicos?

Redução de consumo, melhor resposta de torque, e menor emissão de poluentes.

A Cummins já atua com outros tipos de máquinas?

Sim, a empresa é fornecedora tradicional de motores para caminhões, tratores, geradores e outras máquinas pesadas.

 Quando será o lançamento das primeiras unidades?

A previsão é de que os primeiros modelos com motor Cummins estejam disponíveis ainda este ano.

Quem serão os fabricantes parceiros?

Ainda não divulgados oficialmente, mas já existem negociações avançadas com marcas globais e nacionais.

As máquinas virão com telemetria?

Sim. A integração com sistemas de monitoramento remoto está entre os diferenciais do projeto.

 

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Sobre o autor Heymar Lopes Nunes

Jornalista automotivo | Editor técnico no heycar

Com mais de 40 anos de experiência no setor automotivo, Heymar é ex-piloto de competições e passou por algumas das maiores publicações do Brasil, como Quatro Rodas, Auto Esporte, CAR Magazine e Oficina Mecânica e do caderno de automóveis do Jornal de Jundiaí (SP) e também colunista da Rádio Difusora de Jundiaí (Jundiaí-SP), e atua como jurado no Prêmio Imprensa Automotiva. Sua análise combina vivência prática e rigor técnico, entregando conteúdo confiável e acessível para quem busca entender carros a fundo.

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Cummins Brasil estreia no segmento de retroescavadeira

Retroescavadeira Muller com motor Cummins

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