trator de esteira Caterpillar D6T

Ficha técnica completa do trator de esteira Caterpillar D6T

Esta é a ficha técnica do trator de esteira Caterpillar D6T, conforme indicações do fabricante:

Por: Heymar Lopes Nunes
Jornalista automotivo | Editor técnico no Heycar 

O Caterpillar D6T é um trator de esteira de porte médio produzido no Brasil, robusto e preciso, ideal para terraplenagem e obras exigentes.

Equipado com motor Cat C9 ACERT de 183 hp e transmissão por conversor de torque, proporciona desempenho eficiente com alta durabilidade.

Todas as informações sobre o modelo

Categoria: Trator sobre esteira
Procedência: Nacional
Garantia: 12 meses
Riper traseiro: Sim

 

MOTOR

Marca: CAT
Modelo: C9 ACERT
Cilindrada: 8,8 litros
Cilindros: 6
Combustível: Diesel
Injeção de combustível: Direta
Aspiração de ar: Turbocompressor
Potência máxima: 183 hp
Torque máximo: informação não disponível
 
Representante oficial JCB
 

TRANSMISSÃO

Marchas à frente: 5
Marchas à ré: 3
Tipo: Conversor de torque

CABINE

Certificação: ROPS / FOPS - Fixa

 

LAMINA

Altura: informação não disponível
Largura: informação não disponível
Tipo: Frontal
Deslocamento angular hidr.: Sim
/deslocamento lateral hidr.: Sim

 

ESTEIRA

Roletes inferiores: 7 unidades
Roletes superiores: 1 unidade
Largura sapata: 610 mm
Tipo: Aço

 

FREIOS

Estacionamento: Transmissão
Tipo: Disco em banho de óleo

 

DIREÇÃO

Tipo: Hidrostática

 

DIMENSÕES E PESO

Comprimento: 5,82 m
Altura: 3,19 m
Largura: 2,97 m
Peso operacional: 211.178 kg

 

SISTEMA HIDRÁULICO

Bomba: Pistão/fluxo variável
Vazão: informação não disponível

SISTEMA ELÉTRICO

Baterias: 2
Alternador: 95A
Voltagem: 24V

 

ABASTECIMENTO

Tanque de combustível: 299 litros
Água do radiador: 48 litros
Óleo do motor: 16,5 litros
Óleo hidráulico: 58 litros

 * Dados fornecidos pelo fabricante   ** Foto ilustrativa

Principais concorrentes

John Deere 650K

Com potência próxima (~170 hp), transmissão hidrostática e tecnologia de nivelamento automático, é uma alternativa com foco em precisão para construção civil de média escala.

Komatsu D51EX‑22

Oferece potência semelhante (~130 hp), peso operacional comparável e boa versatilidade em obras urbanas e agrícolas.

Case 1650L

Com motor de 155 hp, transmissão hidrostática e robustez, é uma opção leve, eficiente e confiável para terraplenagem leve e uso geral.

 

Conclusão

O Caterpillar D6T se destaca por unir potência sólida (183 hp), construção nacional e transmissão eficiente, adequando-se bem a trabalhos exigentes de terraplenagem e infraestrutura.

Sua configuração robusta e confiável o coloca à frente de concorrentes similares, sobretudo em capacidade operacional e tecnologia embarcada.

 

FAQ – Perguntas Frequentes

1. Qual a potência e tipo de motor?

Cat C9 ACERT, 6 cilindros, 8,8 L, 183 hp de potência máxima.

2. Como é a transmissão?

Conversor de torque, com 5 marchas à frente e 3 à ré.

3. Quantos e quais números de roletes?

7 roletes inferiores e 1 superior, com sapatas de 610 mm, tipo aço.

4. Freios e direção?

Freio de estacionamento localizado na transmissão (disco em banho de óleo). Direção hidrostática.

5. Quais são as dimensões e peso?

Comprimento: 5,82 m; Altura: 3,19 m; Largura: 2,97 m; Peso operacional: 21.178 kg.

6. Tipo de cabine?

Cabine fixa certificada ROPS/FOPS (proteção contra tombamento e queda de objetos).

7. Capacidades de fluidos e combustível?

Tanque de combustível: 299 L; radiador: 48 L; óleo do motor: 16,5 L; hidráulico: 58 L.

8. Qual o tipo e vazão da bomba hidráulica?

Bomba de pistão com fluxo variável; vazão não informada.

9. Há funcionalidades de eficiência ou tecnologia embarcada?

Sim — transmissão automática, Cat Connect, Grade Control Ready (AccuGrade), recursos focados em produtividade e economia de combustível.

10. Quais operações o D6T é indicado?

Ideal para terraplenagem moderada a pesada, acabamento (grading), abertura de estradas, operações de retroescavação e uso em áreas de infraestrutura que demandam precisão e robustez.

 

Sobre o autor

Foto de Heymar Lopes Nunes - Jornalista automotivo

Heymar Lopes Nunes
Jornalista automotivo | Editor técnico no heycar

Com mais de 40 anos de experiência no setor automotivo, Heymar é ex-piloto de competições e passou por algumas das maiores publicações do Brasil, como Quatro Rodas, Auto Esporte, CAR Magazine e Oficina Mecânica. Atuou também no Jornal de Jundiaí e na Rádio Difusora de Jundiaí. É jurado do Prêmio Imprensa Automotiva.

Sua análise combina vivência prática e rigor técnico, entregando conteúdo confiável e acessível para quem busca entender carros a fundo.

📍 Jundiaí (SP)   |   ✉️ Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

@heymarlopesnunes

Ver histórico completo

 
 
 

 

Informações Importantes

  • Fontes: As imagens e os dados técnicos são fornecidos pelas montadoras e/ou importadoras, ou coletados de fontes oficiais como o INMETRO.

  • Transparência: As fotos são ilustrativas. Nossas análises editoriais são baseadas na experiência de nossos colaboradores e não refletem necessariamente a posição oficial da Heycar News.

  • Seu Feedback é Essencial: Gostou do artigo? Avalie! Sua opinião nos ajuda a manter a qualidade e relevância do nosso conteúdo para a comunidade automotiva.

  • Conecte-se conosco: Siga a @heycarNews no Instagram, Facebook e YouTube para não perder as novidades do mundo automotivo.

  • Fale com a gente: Encontrou algum erro ou tem dúvidas? Envie um e-mail para Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

  • Copyright © Heycar. Todos os direitos reservados.

Escrito por Heymar Lopes Nunes , jornalista editor do heycar.com.br.

Artigos Relacionados